BARROSO GIAHS

+351 300 081 996
Chamada para a rede fixa nacional

AQUAVALOR apresenta Barroso GIAHS 4.0 no Hackathon – Dispositivos IoT

Exemplo prático inspira estudantes a aplicar IoT em soluções de impacto social.

Nos dias 2 e 3 de abril, o AQUAVALOR – Centro de Valorização e Transferência de Tecnologia da Água participou no Hackathon: Dispositivos IoT, promovido pela APNOR – Associação de Politécnicos do Norte, que reuniu estudantes do IPB, IPP, IPCA e IPVC para desenvolver soluções tecnológicas inovadoras.

O evento propôs dois desafios concretos:

  • Deteção de solidão e isolamento social em idosos;

  • Monitorização invisível do bem-estar dos trabalhadores da hotelaria.

As equipas multidisciplinares trabalharam intensivamente para criar protótipos e conceitos validados que respondessem a estas necessidades, recorrendo a sensores IoT, inteligência artificial, análise de dados e tecnologias não intrusivas.

No programa, o AQUAVALOR participou com uma apresentação técnica, usando o Barroso GIAHS 4.0 como exemplo real de aplicação da Internet das Coisas e de ecossistema digital integrado, demonstrando como a recolha e análise de dados ambientais pode apoiar decisões e gerar impacto social, económico e ambiental no território.

A intervenção do AQUAVALOR ajudou os participantes a compreender como as soluções desenvolvidas em contexto académico podem ser aplicadas no mundo real, inspirando novas ideias e possíveis adaptações dos conceitos criados para cenários de gestão territorial e sustentabilidade.