Barroso GIAHS 4.0 conclui rede de monitorização com última instalação
AQUAVALOR finaliza fase de implementação no terreno, abrindo caminho para a operação plena do sistema no Património Agrícola Mundial do Barroso.
Em março de 2025, o AQUAVALOR – Centro de Valorização e Transferência de Tecnologia da Água concluiu a fase de instalação dos pontos no terreno do projeto Barroso GIAHS 4.0, com a colocação da última unidade que completa a rede de monitorização inteligente no Património Agrícola Mundial do Barroso.
Esta instalação final representa o culminar de um trabalho iniciado em 2024, que passou pela colocação progressiva de pontos estratégicos, cada um testado e otimizado para garantir a fiabilidade e eficácia do sistema.
Com a rede totalmente implementada, o Barroso GIAHS 4.0 passa a dispor de:
-
Cobertura alargada do território para recolha e análise de dados;
-
Integração total entre todos os pontos e a plataforma digital;
-
Base sólida para uma gestão mais inteligente e sustentável dos recursos agrícolas e ambientais.
“Com esta última instalação, concluímos a infraestrutura física do Barroso GIAHS 4.0. A partir de agora, vamos focar-nos em extrair o máximo valor desta rede, colocando a tecnologia ao serviço do território e da comunidade”, afirma o engenheiro responsável pelo projeto no AQUAVALOR.
O encerramento desta fase abre caminho para a utilização plena do sistema, consolidando o papel do AQUAVALOR como motor de inovação e desenvolvimento sustentável no Barroso, e reforçando a ligação entre tradição e tecnologia de ponta.